Assistência pré-natal na Atenção Básica: O que é e quais são os objetivos?

A assistência pré-natal consiste no conjunto de procedimentos clínicos e educativos que tem por objetivo monitorar a evolução da gestação e avaliar e acompanhar sistematicamente as condições de saúde do binômio mãe/feto.


Assim, podem-se minimizar e/ou evitar complicações, assegurando o nascimento de um concepto sadio e as boas condições de saúde da mãe. De forma ideal, deve se estender desde o período pré-concepcional até o pós-parto.


O pré-natal é, sem dúvida, uma das principais ações da atenção básica, sendo potencialmente capaz de reduzir importantes indicadores de saúde e desenvolvimento de uma população e as morbimortalidades materna e perinatal.


A gravidez é um evento fisiológico em 90% dos casos, essas mulheres constituem o grupo das gestações de “risco habitual”. Para esse grupo, a assistência pré-natal abrange os seguintes objetivos:


• Aconselhar, educar e apoiar a gestante e seu núcleo familiar.

• Conduzir pequenos distúrbios adaptativos da gravidez.

• Proporcionar rastreamento contínuo, clínico e laboratorial, das intercorrências que podem implicar risco para a saúde materno-fetal.


São condições essenciais para se oferecer uma assistência pré-natal adequada:


1. Profissional capacitado

2. Estrutura laboratorial básica

3. Sistema de registro

4. Educação continuada

5. Sistema de referência e contrarreferência




Para mais conhecimento sobre o gravidez, parto e saúde durante o período gestacional encomende o livro Ginecologia e Obstetrícia - Assistência primária e Saúde da Família.


*Conteúdo retirado do livro Ginecologia e Obstetrícia - Assistência primária e Saúde da Família, capítulo 4, Assistência Pré-Natal na Atenção Básica: O que o Médico de Família Deve Saber #ginecologia #obstetricia #saude #gravidez #saudeeconhecimento #DrMedbook

Medbook Editora

Avenida 13 de Maio, 41

Salas 803 e 804
Centro - Rio de Janeiro - RJ
20031-007

  • Branca Ícone Instagram

Seja o primeiro a saber

Inscreva-se na Newsletter

© 2020 Medbook Editora - CNPJ: 07.914.327/0001-18