O que são distúrbios da comunicação e como podem afetar a criança ?

Distúrbios da comunicação são alterações da compreensão, formulação e/ou expressão oral e/ou escrita e podem afetar de forma signifi­cativa a capacidade intelectual e as relações sociais. Podem ser causados por disfunções auditivas, de­ ciências intelectuais, disfunções neurológicas, lesões nos nervos periféricos ou músculos envolvidos na produção da fala, alterações dauência e alterações da voz.


O indivíduo com distúrbio da comunicação pode estar desfavorecido no seu desenvolvimento intelectual, uma vez que sua capacidade simbólica estará afetada, prejudicando as funções cognitivas; isso é ainda mais grave quando a criança desde muito pequena é alienada da comunicação.


Podem ser causados por de­ ciência mental, de­ ciências sensoriais (auditiva, visual), razões sociais ou culturais, distúrbios psíquicos (neuroses, psicoses), lesões do sistema nervoso central (afasias, paralisia cerebral, epilepsias, distúrbios do movimento), malformações craniofaciais etc.


A criança está se adaptando às demandas de comunicação do ambiente. O tempo de início, o grau de atraso e os aspectos da linguagem alterada afetam essa adaptação e podem comprometer até mesmo o desenvolvimento intelectual.


O atraso no desenvolvimento da linguagem pode ser o primeiro sintoma de algo errado com a criança, e o médico deve pesquisar precocemente as causas desse sintoma e as implicações para o desenvolvimento em outras áreas.



#pediatria #DrMedbook #saudeeconhecimento #ambulatorio #pediatra #saudemental #infancia #adolescencia

0 visualização

Medbook Editora

Avenida 13 de Maio, 41

Salas 803 e 804
Centro - Rio de Janeiro - RJ
20031-007

  • Branca Ícone Instagram

Seja o primeiro a saber

Inscreva-se na Newsletter

© 2020 Medbook Editora - CNPJ: 07.914.327/0001-18