O torcicolo muscular congênito (TMC) é uma deformidade musculoesquelética do pescoço observada na infância e caracterizada pelo encurtamento do músculo esternocleido- mastóideo (ECM)1,2. Literalmente significa “pescoço torcido”
Está bem estabelecido que, quanto antes for iniciado o tratamento fisioterapêutico, melhores serão os resultados e menor o período de tratamento.
A duração do tratamento depende da classificação da gravidade do TMC: as formas mais moderadas necessitarão de 2 a 3 meses, ao passo que as mais graves exigirão 5 a 6 meses. Crianças que recebem tratamento cirúrgico necessitarão de 4 a 6 meses adicionais.
De acordo com as diretrizes para tratamento do TMC13,31, a intervenção fisioterapêutica deverá englobar cinco objetivos:
• Aumentar a ADM cervical.
• Conseguir ADM ativa completa da cervical e do tronco.
• Conseguir realizar os marcos motores na idade esperada com orientação na linha média e simetria.
• Adequar o ambiente.
• Capacitar a família quanto ao manejo da criança.
Figura de alongamento realizado com uma pessoa apenas. O alongamento está sendo realizado para alongar os rotado- res da cervical.
Para mais conteúdos sobre Fisioterapia Pediátrica encomende Fisioterapia em Pediatria - Da Evidência à Prática Clínica.
*Conteúdo retirado o Livro Fisioterapia em Pediatria - Da Evidência à Prática Clínica, capítulo 11; Torcicolo Muscular Congênito.
Comments