top of page

Como ocorre a fusão entre a membrana celular do oócito e a do espermatozóide?

  • Foto do escritor: Dr. Medbook
    Dr. Medbook
  • 26 de jun. de 2020
  • 1 min de leitura

Atualizado: 6 de jul. de 2020

As membranas plasmáticas do oócito e do espermatozóide se fundem e sofrem dissolução na área de fusão. A cabeça e a cauda do espermatozoide penetram no citoplasma do oócito, mas a membrana plasmática fica para trás.


Depois da entrada do espermatozoide, o oócito, que tinha sua divisão celular interrompida na metáfase da segunda divisão meiótica, termina sua divisão e forma o oócito maduro e o segundo corpúsculo polar. Em seguida, o núcleo do oócito maduro se torna o pronúcleo feminino. Dentro do citoplasma do oócito, o núcleo do citoplasma aumenta de tamanho, formando o pronúcleo masculino, e a cauda do espermatozoide se degenera. Os pronúcleos masculino e feminino são morfologicamente indistinguíveis, entram em contato estreito e perdem seu envoltório nuclear (carioteca). Durante a fase de crescimento dos pronúcleos ocorre a replicação do DNA.

ree

Figura das fases de penetração do espermatozoide no oócito. (Reproduzida de Moore KL, Persaud TVN, Torchia MG. Primeira semana do desenvolvimento.


As membranas dos pronúcleos se dissolvem e os cromossomos se condensam e se dispõem para a divisão celular mitótica. O oócito fertilizado, ou zigoto, é um embrião unicelular com 46 cromossomos. A fertilização termina em até 24 horas após a ovulação.


*Conteúdo retirado do livro Manual SOGIMIG de Ginecologia e Obstetrícia , capítulo 67, Período Implantacional e Embriogênese.


bottom of page